Como funciona a Psicoterapia? - Maria Fernanda Medina Guido

Como funciona a Psicoterapia?

Psicoterapia e benefícios

É importante dizer que, aquilo que entendemos como Tratamento Psicoterapêutico varia de acordo com os problemas específicos que você traz como paciente, e também de acordo com a conduta do Psicólogo. Por isso, é importante que realize a escolha de um profissional de forma que este se adeque às suas necessidades. No meu caso, trabalho com a abordagem Gestalt Terapia que tem como objetivos:

  • Ajudar o paciente a assumir a responsabilidade por sua vida;
  • Auxiliar o paciente a enfrentar momentos de crises pessoais;
  • Auxiliar o paciente a entrar em contato com suas questões, entender como lida com seus problemas, com o ambiente a sua volta e a partir deste processo de tomada de consciência promover melhorias em sua vida, restabelecendo equilíbrio através de autoconhecimento e mudanças de postura;

Frequência, duração das consultas e duração do tratamento

As consultas terão duração de 50 minutos. A frequência das sessões será definida na primeira sessão. Geralmente realizada 1x por semana, em alguns casos inicialmente precisaremos de 2x ou mais vezes. Por experiência não abro mão deste número mínimo, 1x.

Os encontros acontecerão em horário fixo, acordado também na primeira consulta. A duração do tratamento psicoterapêutico varia dependendo de pessoa a pessoa e das questões a serem trabalhadas por isso não é possível determinar com precisão a quantidade de encontros necessária para o surgimento de resultados pois eles dependem:

  • dos objetivos traçados na primeira consulta;
  • do grau de dedicação ao tratamento;
  • do tempo de história com o problema.

Em geral, estimamos o mínimo de 12 sessões para o início de mudanças mais efetivas, reiterando como já descrito acima, pode haver alterações neste prazo. Percebendo evolução no tratamento poderemos repensar a frequência, passando a quinzenal e posteriormente mensal. Na prática, você pode finalizar os atendimentos a qualquer momento. Mas claro, vou encorajá-lo(a) a tomarmos esta decisão juntos.

É importante salientar que se dedicar ao processo de Terapia é fundamental para seu sucesso. Costumo dizer que a Terapia não se dá somente nos 50 minutos semanais que passaremos juntos, mas nas ações que serão tomadas pelo paciente nos dias posteriores à sessão, e a consciência disso faz toda a diferença.

Artigos recentes